Pedro Álvares Cabral |
No dia 22 de abril de 1500, Pedro
Álvares Cabral descobriu o Brasil. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral do sul da Bahia. Pedro
Álvares Cabral possuía uma escota de 10 naus e 3 caravelas, com aproximadamente 1400
homens. As caravelas, que foram essenciais para este período das grandes
navegações, eram feitas de madeira, e pesavam de 100 a 400 toneladas.
As caravelas foram muito utilizadas nessa época para o transporte de especiarias
No início das explorações, os Portugueses utilizavam caravelas latinas, que eram um tipo de barco resistente, ligeiro e rápido, ideal para percorrer longas distâncias. Os menores tinham dois mastros e os maiores três mastros, mas a forma das suas velas era triangular, o que lhes permitia navegar com ventos desfavoráveis.
Com o passar do tempo, as viagens tornaram-se cada vez mais longas. Assim, as caravelas precisavam de mais espaço para acomodar tripulação e mantimentos. Por isso, no século XVI, o barco seria de maior porte e com mais um mastro. Chamava-se Caravela redonda, porque além de ter velas latinas, tinham velas quadrangulares. Estas velas faziam aproveitar melhor o vento a favor ganhando velocidade.
Caravela Portuguesa |
As caravelas possuíam um casco estreito e fundo, com isso ela possuía uma grande estabilidade. Devido a força de empuxo, elas não afundavam. A vela é o instrumento usado para ela se locomover, usando a força do vento. O ar aumenta de velocidade e cria uma área de baixa pressão atrás da vela. A combinação da corrente de ar livre com a curva da vela cria um canal estreito através do qual o volume inicial do ar tem que passar. Como ele não pode comprimir a si próprio, esse ar tem que aumentar a velocidade para se comprimir através do canal.
As caravelas foram utilizadas para o comércio triangular, que foi uma atividade ocorrida por três continentes, que são eles, América do sul (mais especificamente o Brasil), Europa e África. Era um comércio que se dependia tanto da Europa quanto da África, de negreiros dispostos a trocar os produtos manufaturados transportados por negociadores europeus - armas de fogo, rum, tecidos de algodão provindos da Ásia, jóias de baixo valor, entre outros - por seus próprios compatriotas negros, que seriam escravizados na América, onde eram permutados por açúcar, tabaco, moedas ou barras de ouro e prata, cedidos por seus futuros senhores, donos de minas ou proprietários de importantes plantações. O comércio triangular foi uma rede de comércio muito lucrativa. Esses escravos eram utilizados como
mão-de-obra barata, e passariam a trabalhar na produção açucareira e em minas
de ouro.
Com o comércio triangular feito pelos portugueses podemos observar a formação de um triângulo. Existem vários tipos de triângulos, esses podem ser classificados de acordo com seus lados, ou de acordo com a angulação. Os triângulos classificados pelos seus lados tem os nomes de : Triângulo equilátero, que tem seus 3 lados iguais, Triângulo isósceles que é o triângulo que apresenta dois lados de medias iguais e um diferente e o Triângulo Escaleno que é um triângulo que possui seus 3 lados com medidas diferentes.
Tipos de triângulo classificados pelos seus lados |
Também existe triângulos que podem ser classificados quanto ao seu ângulo. O triângulo acutângulo é um triângulo cujos ângulos são menores que 90º. O triângulo obtusângulo é o triângulo que apresenta um ângulo maior que 90º em seu interior. E o triângulo retângulo é um triângulo que possui um ângulo interno reto ou seja de 90º.
No comercio triangular feito por Portugal, Brasil Colônia e Angola, o triângulo formado é um triângulo escaleno que possui seus 3 lados diferentes. Com isso, não existe nenhuma relação de seno, cosseno e tangente. Outro triângulo importante é o triângulo retângulo usado no circulo trigonométrico. O circulo trigonométrico é um circulo cortado pelo eixo cartesiano, onde o eixo Y é chamado de seno e o eixo X chamado de cosseno. Isso acontece por causa da relação entre o triângulo retângulo que se fixa dentro de um quadrante do círculo. Onde o seno é o cateto oposto, o cosseno o cateto adjacente, e a hipotenusa é o raio, que equivale a 1. Possui uma linha adjacente ao circulo que é chamada de tangente. Outros pontos que podemos observar no circulo trigonométrico é a secante, a cossecante e a cotangente, onde a secante é o inverso do cosseno , a cossecante o inverso do seno e a cotangente o inverso da tangente.
Tipos de triângulos classificados pelos seus ângulos. |
No comments:
Post a Comment