O Brasil desde sua colonização mudou drasticamente, e essa mudança, física, geológica, afeta consideravelmente os índigenas, que atualmente se encontra com uma população de cerca 740 mil.
Com uma imposição cristã na sociedade brasileira, vieram novos costumes, tais como andar de roupa, comer com talheres, a língua portuguesa, e etc. Alguns índios atualmente se renderam á costumes, muitas crianças frequentam a escola e aprendem o português, muitos indígenas utilizam computadores, celulares e televisões. Porém, essa introdução a uma sociedade diferente não quer dizer que essas pessoas abandonaram sua cultura, suas tradições. Um exemplo disso, é que, quando algum indígena fica doente em sua aldeia, ele não é levado para algum hospital, e sim tratado ali mesmo por um curandeiro, isso porque os índios tem muito conhecimento de ervas e de plantas.
Enquanto alguns indígenas já fizeram uma introdução na nossa sociedade, e praticam alguns costumes, outros nem sequer tiveram contato com o homem branco.Acredita-se, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que existam cerca de 77 aldeias sem contato com o mundo externo na floresta amazônica, e será que vale a pena entrar em contato com elas? Estamos em uma época onde os índios estão se adaptando a nossa cultura. Claro que não é errado, é a escolha dele. Mas será que estamos prontos para perder uma parte da história e da cultura, não só do nosso país, mas como do planeta todo? Por mais que o índio continue praticando seus rituais, uma hora ou outra ele vai querer explorar, descobrir como é a nossa sociedade. A curiosidade, a busca de novos conhecimentos é natural do ser humano. Então honestamente não. Não devemos arriscar fazer contato com esses povos que ainda não tiveram. Claro que poderá acontecer uma hora ou outra, mas quanto mais nós esperarmos, mais a nossa cultura poderá perjurar.
No comments:
Post a Comment